sábado, 11 de fevereiro de 2012

A verdade machuca tanto quanto a mentira

Se a verdade machuca tanto quanto a mentira qual a vantagem em usá-la?
Vamos tentar entender ambos os significados através de definições.
Verdade: traduzindo um dicionário inglês, verdade é conformidade ao fato da realidade, uma afirmativa a ser provada, sinceridade, integridade, fidelidade ao padrão original.
Mentira: Uma afirmativa deliberadamente apresentada no lugar da verdade, algo que pretende dar uma impressão errada.
Pois muito bem, qual dos dois é o mais adequado em nossas vidas. Sei lá eu! Quantas vezes não poupamos pessoas com as mentiras e quantas vezes não machucamos outras com a verdade. Acho que a opção de um dos termos depende realmente de uma opção própria. Eu, em minha vida,opto sempre pela verdade. Mas se dissesse que nunca menti, lá estaria eu mentindo. A opção pela verdade depende de tantas habilidades. Penso sim, que para ser verdadeiro você tem que ser habilidoso. Primeiramente, tem que ter um grande domínio de expressão e um vocabulário vasto para poder utilizar palavras corretas. Tem que possuir o dom da entonação, um tom acima ou abaixo, pronto, feito o estrago. Tem que ter domínio da percepção, dizer a verdade no momento errado, vixxxxxxxxx! Sua linguagem corporal tem que estar intimamente relacionada com o seu modo de pensar. Ambos desconectados passam uma ideia equívoca. A mentira exige a mesma coisa! Decidir sobre ambas, é ético e moral.
Como já mencionei, fui educada a dizer a verdade, sempre. Qual a vantagem? Penso eu, e ainda não cheguei a uma conclusão, que a vantagem sempre está no conforto pós. Quando se machuca uma pessoa com a verdade, você se conforta dizendo: pelo menos fui sincera. Quando se machuca uma pessoa com a mentira, você mesma se diz, puts fiz coisa errada, mas não poderia ter dito a verdade, por isso fiz besteira. A resposta é bem mais longa, exige mais energia, desgasta muito mais. Mas concordo muitas vezes que a mentira é necessária. Imaginemos situações. Uma criança com câncer terminal te pergunta. Eu vou morrer? E ai , você diz: sim vai! O padre pergunta ao noivo no altar: Promete ser FIEL  etc e tal....e você diz: oh padre, prometo tudo , menos ser fiel! Existem situações onde a verdade não cabe. Em relacionamentos humanos, dizer a verdade é muito difícil. Quando um homem diz a uma mulher, eu te traí sim, mas te amo, acredito que ele esteja sendo REALMENTE verdadeiro. Seria mais ainda se dissesse, senti uma atração enorme pela minha secretária, não gostaria de te trair, então pensei que talvez, pudéssemos dividir minha agonia a três,que tal? Kkkkkkk, quem aguenta essa verdade!  Aí logo após a  descoberta da traição, a mulher diz ao marido, sim, eu te perdoo, mas transforma a vida do coitado em um inferno monitorando tudo! O que é melhor para o marido e para esposa a verdade ou a mentira? 
Faço sim apologia da verdade e acho que ela pode SIM fazer grande parte da sua vida! Tem feito parte da minha. Poder dizer seus sentimentos com verdade, esclarece a todos o que sente. Poder relatar fatos verdadeiros te exime de crimes. Olhar verdadeiramente com afeto atrai pessoas. Aquele fato cientifico que diz: os opostos se atraem, não tem eficiência aqui. Pessoas verdadeiras se identificam e acabam verdadeiramente se admirando. Sejam elas inimigas! A mentira pode sim ser necessária, mas a verdade é deliciosa. A verdade te absolve a mentira te condena. 
De minha parte quero que saibam, que  neste momento, disse tudo o que penso VERDADEIRAMENTE, ou seja, sei NADA não.
Beijos verdadeiros a todos!
Ps:Esse post foi inspirado pela minha querida " fã" Jeanina Cotello ( que sempre lida com a verdade!) ...beijo Nina! e o fato de usar um dicionário inglês foi puro esnobismo!

Um comentário:

Coisas da Laura disse...

Sempre adoro seus textos!!!eu precisava ler isso hj!!